Tudo começou quando os irmãos Paul e James Van Doren (quem se lembrou do Van Houten de A Culpa É Das Estrelas?), com a ajuda de Gordon C. Lee e Serge D'Elia, inauguraram uma dessas lojas de rua para a venda de calçados esportivos.
Um dos primeiros tênis da Vans |
Quando a loja foi aberta, ela se chamava Van Doren Rubber Company.
Porém, apenas na década de 70 é que a loja se popularizou e o público alvo (skatistas) não demorou muito para começarem a usá-los.
A empresa, foi crescendo bastante, mas a partir de 1979 seu público alvo começou a entrar em declínio e consequentemente, a Vans (que na época já havia mudado o nome) também.
Pensando novamente em inovar, os irmãos apostaram na diversificação dos calçados e criou linhas para jogadores de baseball, tênis, luta livre e futebol americano. Uma má ideia, pois a empresa quase faliu!
Modelo especial em homenagem ao Star Wars |
A primeira coisa que os novos donos fizeram foi investir em roupas, acessórios e bolsas, além de aumentarem a produção e a venda do tênis.
Em 1995 a marca inovou ainda mais com botas de snowboarding!
Acessórios e mochilas passaram a ser produzidos em 1990 |
O crescimento rápido dos próximos anos, deveu-se a grande diversidade de modelos para diferentes modalidades de esportes. E para melhorar, a linha de tênis assinada pelos skatistas Geoff Rowley e Cory Nastazio e outra de calçados femininos que mudavam de cor quando expostos a luz ultravioleta.
Então, em 2004, aconteceu algo surpreendente: A mesma fabricante da famosa marca de calças Lee, resolveu comprar a Vans por US$396 milhões! Inovando ainda mais a marca...
Hoje em dia, a marca já chegou no Brasil e é febre entre estudantes e adultos.
E ai? surpreendeu-se com a história da marca em que, hoje, se vê no pé de muitas (mesmo!) pessoas? Espero que tenham gostado e comentem o que acharam! Beijinhos
Yaya <3
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